Começando a carreira do corretor de seguros de saúde - Portal Corretor SA

Portal Corretor SA

Começando a carreira do corretor de seguros de saúde

O corretor de seguros de saúde é a pessoa física ou jurídica especializada na comercialização desses produtos e autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para exercer a atividade no Brasil. 

A corretagem sempre atraiu novos talentos, pessoas em transição de carreira, profissionais em busca de diversificação de atividades, entre outros. Esse é um setor que se mantém ativo e resiliente, mesmo em períodos de instabilidade.

Por isso, se você quer começar sua carreira nessa área com o pé direito, descubra mais detalhes importantes sobre o trabalho de corretor de seguros de saúde. Acompanhe a seguir.

Há exigência de formação e experiência para trabalhar como corretor de seguros de saúde?

Embora existam muitos programas de formação, certificações e especializações na área, que podem oferecer uma vantagem competitiva ao profissional, saiba que você pode iniciar uma grande carreira em seguros sem, necessariamente, ter experiência prévia ou uma formação completa na área. 

Na verdade, é comum que pessoas de outras áreas se interessem em ingressar no setor de seguros, e essa bagagem anterior pode contribuir bastante na nova carreira.

Basicamente, as exigências para começar a atuar como corretor de seguros são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter Ensino Médio completo;
  • Ser aprovado no Exame para Habilitação de Corretores de Seguros da Escola Nacional de Seguros;
  • Com o certificado de aprovação, obter o registro profissional de corretor de seguros junto à Susep.

Claro, além dessa qualificação básica, para se diferenciar é importante buscar outras qualificações e desenvolver habilidades que vão ajudar a se destacar como corretor de seguros.

Como são os ganhos do corretor de seguros?

A remuneração do corretor de seguros varia conforme fatores, como experiência, formação, tipo de seguro comercializado, região geográfica de trabalho, performance nas vendas (que se traduz nas suas comissões), seu modelo de trabalho (autônomo, empreendedor, funcionário), entre outros.

De acordo com levantamento, a média salarial de um corretor de seguros em São Paulo, por exemplo, é de R$ 2.426,92. Claro, como vimos, essa é apenas uma base que poderá variar bastante.

Onde um corretor de seguros de saúde pode trabalhar?

O campo de trabalho para o corretor é vasto, incluindo empresas seguradoras, corretoras, negócio próprio, consultorias, leilões, entre outros. No Brasil, há mais de 90 ramos de seguros classificados oficialmente, sendo o de saúde um dos principais.

Qual é a importância do corretor de seguros?

O corretor ajuda diariamente pessoas em seu trabalho. Por meio de seu auxílio, os clientes conseguem encontrar a proteção mais vantajosa e alinhada às suas necessidades. 

E, por meio do seguro, as pessoas desfrutem de paz de espírito quando as coisas estão indo bem, e ficam amparadas quando imprevistos acontecem. Essa importância se evidencia ainda mais em momentos desafiadores, como o que vivenciamos atualmente.

O que é corretor agente passivo ou independente?

O corretor é chamado de agente cativo quando trabalha apenas com uma empresa de seguros especifica – geralmente, um grande player do mercado. Já quando ele atua com um portfólio de diferentes companhias de seguros, ele é considerado independente – o que é o mais comum.

Como é o trabalho do corretor de seguros? 

A rotina do corretor de seguros de saúde é dinâmica e repleta de novos aprendizados. Ela inclui atividades como: fazer cotações, atuar com a captação e o atendimento aos clientes, elaborar propostas, ajudar seus clientes no preenchimento de proposta de seguros, protocolar propostas, verificar apólices, entre outras.

É importante ressaltar que esse não é um trabalho meramente burocrático, ele se torna cada vez mais estratégico. À medida que o mundo muda, os riscos e as necessidades de seguros de saúde também mudam. Isso significa que os corretores precisam ficar a par dessas mudanças e aprender como continuar a ajudar as pessoas em novos cenários. 

Novidades, como a telemedicina, entre outras também impactam o setor de seguros e exigem novas habilidades e aprendizados do corretor de seguros de saúde. Assim, essa é uma área que apresenta a oportunidade de seus profissionais aprenderem e crescerem, o que torna a carreira ainda mais relevante e significativa. 

Para saber mais sobre a carreira do corretor de seguros  de saúde, assista ao vídeo que preparamos com dicas para quem está começando do zero na corretagem.

vidente a importância de proteger a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *