Como se manter atualizado no mercado de corretagem de saúde - Portal Corretor SA

Portal Corretor SA

Como se manter atualizado no mercado de corretagem de saúde

Uma das chaves para se manter ativo e lucrativo no mercado de corretagem de saúde é sempre buscar atualização. Isso significa, entre outras coisas, estar mais bem preparado para atender com excelência seus clientes, compreender suas necessidades e mudanças comportamentais, estar atento às tendências que impactam o nicho de seguro saúde e elevar seu domínio em áreas como vendas e gestão de negócio, utilizando as melhores ferramentas para otimizar seu tempo e resultados.

A verdade é que em qualquer carreira a atualização pode se tornar um diferencial competitivo. No mercado de corretagem de saúde, ter a informação ou conhecimento no momento certo pode fazer toda a diferença para o fechamento de negócios e a conquista de clientes.

Por isso, confira, a seguir, alguns caminhos para você se manter atualizado no mercado de corretagem e melhorar o desenvolvimento de sua carreira de corretor de seguro de saúde. Acompanhe.

1. Participe de eventos sobre o mercado de corretagem de saúde

Há diversos eventos online e presenciais focados no mercado de corretagem com foco em saúde. Eles constituem excelentes oportunidades para atualização quanto às melhores práticas e tendências, além é claro, para fazer networking – esses bate-papos informais também são fonte de informação, esteja sempre atento.

2. Faça cursos de atualização

O mercado de corretagem de saúde é bastante dinâmico e especializado – exigindo, portanto, profissionais com essas mesmas características.

Por isso, é importante sempre estar atento a novos cursos que possam agregar à sua carreira e aperfeiçoar suas habilidades. Há cursos livres, de extensão, técnicos, especializações – todos podem ajudá-lo a se diferenciar e conquistar o mercado de corretagem.

Essas formações também fornecem subsídios para que você consiga enxergar com mais clareza gargalos, dificuldades e oportunidades para o desenvolvimento de sua corretora de seguro saúde, e ter novas perspectivas sobre como elevar sua lucratividade e lidar com os desafios desse setor.

Benjamin Franklin já dizia que “investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” – que tal fazer essa aplicação?

3. Desenvolva o hábito da leitura

Pode parecer que, na correria do dia a dia, não sobra tempo para praticar o hábito da leitura, certo? Entretanto, saiba que os maiores líderes e empreendedores, como Warren Buffett e Bill Gates, reservam um período diariamente para ler.

Isso ajuda a aprender algo novo constantemente, a melhorar suas habilidades em diferentes áreas, a desenvolver sua criatividade e a ter background para melhorar seus negócios, sua tomada de decisão e trabalho. Então, por que não tentar?

4. Utilize canais digitais para se manter informado

Procure por blogs especializados no mercado de corretagem de saúde, podcasts, lives, vídeos, e-books – independentemente da mídia, a internet propicia acesso extremamente rápido e facilitado às informações mais atualizadas sobre os assuntos de interesse.

Além disso, site de órgãos de classe, federações, autorreguladoras, seguradoras: todos esses espaços também contam com as últimas notícias sobre tópicos que impactam diretamente na rotina do corretor de seguros de saúde – tais como mudanças na legislação.

Uma dica para facilitar e agilizar o acesso a todas essas atualizações é utilizar o Google Alerts. Com esse recurso gratuito, você escolhe palavras-chave de interesse e recebe diretamente no seu e-mail, na periodicidade mais conveniente (diária, semanal, etc.), uma relação dos novos conteúdos publicados na internet contendo o assunto escolhido.

5. Desenvolva suas habilidades de cientista de dados

Você já ouviu a máxima que diz que “os dados são o novo petróleo”? Se ainda não, está na hora de se atualizar. Vivemos na Era da Informação, nunca antes tivemos de lidar com um volume tão grande e exponencial de dados. Entretanto, sabemos que quantidade não é sinônimo de qualidade. Isso quer dizer que, não basta tê-los disponíveis, é preciso saber como extrair inteligência deles.

E a ciência de dados serve justamente para isso. Claro, o corretor de saúde não precisa fazer essa especialização, mas se atualizar sobre tecnologias e metodologias para captar, processar e gerar valor a partir de dados pode representar um salto enorme de diferenciação na carreira, e uma forma muito eficiente de se manter atualizado sobre os assuntos mais emergentes e importantes para a sua prática, aplicando-os para profissionalizar a corretora.

Seguradoras já utilizam a ciência de dados para ajudar na previsão de sinistralidades e em outras rotinas. A tendência é de que, em alguma medida, todos precisem ter habilidades para trabalhar com a data science em breve.

6. Transforme-se em um lifelong learner

Lifelong learning – aprendizado ao longo da vida – é outro conceito que você precisa conhecer para se manter atualizado no mercado de corretagem de seguro de saúde. Ele se refere ao aprendizado contínuo, voluntário e automotivado ao longo de toda a sua trajetória, em oposição à ideia mais tradicional de que o aprendizado se dá somente em momentos e locais específicos.

Ao falar com um cliente, assistir a uma série, ir até o mercado, navegar na internet – você está o tempo inteiro exposto a conhecimentos, torne esse processo mais consciente e guiado e se mantenha sempre aprendendo coisas novas.

Matéria da Forbes indica que o lifelong learning é fundamental para o sucesso profissional no longo prazo – então, que tal começar?

Gostou de nossas dicas? Continue se atualizando sobre o mercado de corretagem, e leia também nosso artigo sobre os 5 segredos para os vendedores de seguros obterem sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *