O tempo é um dos fatores-chave para os corretores de seguro. Seu trabalho depende de uma boa administração desse ativo para trazer resultados e se ter a produtividade esperada. No setor de seguros, muitos profissionais que atuam com autogerenciamento precisam ter ainda mais cuidados para organizar sua agenda e conseguir cumprir seus compromissos.
Assim, se você está em busca de insights para corretores de seguro ter maior controle de seu tempo e de sua agenda, continue a leitura e confira nossas dicas.
Você já ouviu a máxima que diz que “não planejar é um plano para o fracasso?”. Esse ditado é tão verdadeiro no setor de seguros quanto em qualquer tipo de negócio.
Sem um planejamento, os corretores de seguro podem se tornar apenas “apagadores de incêndios”, isso é, tornam-se passíveis de perderem o controle de seu tempo e acabar tendo que utilizá-lo principalmente para resolver problemas e lidar com imprevistos.
Esse tipo de postura torna mais difícil o cumprimento dos compromissos e o desenvolvimento de ações mais proativas – como as que envolvem inovação e a captação de novos clientes.
Portanto, certifique-se de que, ao começar o seu dia de trabalho, você tenha um planejamento de tudo o que é prioritário executar e o que demanda sua atenção e envolvimento naquele momento.
Se sentir que manter essa rotina é difícil, saiba que a neurociência diz que é mais provável que você atinja seus objetivos quando anotá-los – viu como algo tão simples vale seu esforço e traz ótimos benefícios potenciais?
Para organizar e cumprir sua agenda, é necessário assumir o controle de seu tempo. Para isso, há diversos métodos e técnicas que podem ser incorporadas ao seu dia a dia, por exemplo:
Esteja você trabalhando sozinho ou compartilhando tarefas com sua equipe na corretora, é necessário manter todo esse fluxo organizado. E a tecnologia está aqui para ajudar nessa demanda e no controle de cada etapa ou ação que precisa ser executada, além do acompanhamento de tudo que foi delegado.
Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Trello, que também pode ser utilizado para aplicar o método Kanban, que vimos acima.
Você já ouviu a expressão “mesa desarrumada, mente desarrumada”? Ela expressa como pode ser difícil trabalhar e manter a organização em meio a um ambiente desordenado.
De fato, conforme uma pesquisa realizada pelo Instituto de Neurociência da Universidade de Princeton, trabalhar em um espaço desorganizado pode reduzir a capacidade do cérebro de concentrar e processar informações. E isso se traduz em uma agenda com atrasos, inconsistências e outros problemas.
Então, tire um tempinho em seu dia para manter seu espaço de trabalho sem confusão visual, papéis espalhados, copos usados acumulados na mesa, materiais e outros itens que possam estar restringindo sua capacidade produtiva sem você perceber.
Você já parou para pensar sobre quantas decisões precisa tomar diariamente? Especialistas chegaram à conclusão de que são cerca de 35.000 decisões!
Esse grande número de decisões, naturalmente, acaba demandando bastante de nossa atenção e de nosso tempo. Portanto, uma estratégia inteligente para corretores de seguro que querem gerir melhor seu tempo e cumprir sua agenda é diminuir a demanda por essas decisões.
O caminho da padronização é um dos mais eficientes. Por exemplo, se a cada proposta comercial você escolhe um tipo de fonte, cor, alinhamento para o texto, etc., por mais simples que isso pareça ser, está consumindo tempo e recursos mentais que poderiam ser utilizados mais estrategicamente. Então, que tal criar modelos e padrões para serem adotados para esse tipo de ação?
Para organizar e cumprir seus compromissos e tarefas, é importante reavaliar suas práticas. E isso inclui as reuniões. Apesar de serem instrumentos importantes de alinhamento, redução de ruídos organizacionais, feedback e motivação de equipes, nem sempre elas são realmente necessárias ou proveitosas.
Veja só: quase 50% dos profissionais consultados em uma pesquisa afirmaram que as reuniões são o principal motivo de desperdício de tempo nas empresas. Assim, antes de sair reunindo corretores de seguro e outros membros de sua equipe avalie se o encontro é, de fato, necessário. Considere transformar algumas das reuniões em e-mail ou outro tipo de comunicado sem perder a objetividade, clareza e a proximidade e reserve as reuniões para quando elas forem realmente relevantes.
E então, pronto para colocar essas dicas para corretores de seguro em prática? Você adota outras estratégias para organizar e cumprir sua agenda? Deixe sua mensagem nos comentários.